Blog

Blog

O impacto da comunicação não violenta na cultura da empresa.

No cenário corporativo, a comunicação não violenta desempenha um papel essencial, gerando impactos significativos, tendo como finalidade estimular os objetivos que a empresa almeja.

Mas a comunicação pode gerar conflitos, desde que seja interpretada de maneira incorreta pelo receptor, causando condutas e comportamentos abusivos e até um desgaste estrutural e prejuízo de toda a empresa.

Isso sem falar que esses conflitos são caracterizados pela forma como são transmitidos, trazendo uma situação bem desagradável para toda a equipe, esquecendo assim o objetivo da empresa.

Pensando nisso, separamos as informações necessárias para auxiliar sua equipe e manter a harmonia, criando uma cultura organizacional forte. Confira a seguir!

Você sabe o que é comunicação não violenta na cultura da empresa?

Desenvolvido pelo Psicólogo Marshall Rosenberg, a comunicação não violenta tem como finalidade criar conexões harmônicas e humanizadas.

Ao longo da sua vida, Marshall desenvolveu essa técnica pensando em dialogar de maneira mais passiva, ou seja, transmitir com mais compreensão.

Essa definição pressupõe que os conflitos aconteçam e muitas das vezes da forma em que expressamos e interpretamos as mensagens do outro.

Assim, a CNV não é apenas falar de maneira amistosa e gentil, mas sim em desenvolver uma posição de empatia e entender a realidade ou outro, evitando situações desagradáveis no dia a dia.

Esse modelo sugere 4 focos essenciais, são eles: observação, sentimento, necessidade e pedido. Quando aplicados, a relação fica mais respeitosa e dessa forma o ambiente de diálogo se torna mais produtivo.

Seus benefícios são primordiais, a redução de conflitos, melhor conduta emocional e fortalecimentos de vínculos interpessoais tornam-se o ambiente corporativo saudável e assim estimula a criatividade, experiência e diversificação de ideias.

A comunicação não violenta é uma estratégia que pode ser amplamente utilizada por empresas para reger o relacionamento entre os funcionários, não importando sua hierarquia!

A comunicação violenta causa problemas na empresa?

Imagine que esteja trabalhando numa empresa e você pediu ao seu colega do lado um pequeno favor, seja para acessar um e-mail que contém alguma planilha ou uma informação na web.

Porém, a comunicação na qual você fez não foi adequada, pois o seu colega não poderia fazer naquele momento exato, o tratou de forma desrespeitosa, ocasionando um mal-estar na empresa e um sentimento de incômodo para o colega do lado.

Dessa forma, a fofoca corre à solta nas imediações da empresa, cada um falando algo totalmente diferente, gerando distorção e desinformação, logo os olhares tortos se voltam contra você e o ambiente corporativo se torna tóxico.

Isso chega aos ouvidos do líder do setor, que logo em seguida comunica à gerência sobre o ocorrido. Isso faz com que seja chamado no escritório para uma conversa, entretanto, essa conversa não foi agradável e isso gerou um incômodo que só piora a situação.

Qual seria a solução para resolver esse impasse? Nesse caso, a comunicação não violenta vai atuar resolvendo esse conflito, onde cada uma das partes irá esclarecer o que realmente aconteceu e assim resolver essa desavença de forma amigável.

Isso pode significar que aquele mal-entendido ou aquele conflito pode ser solucionado e dessa forma pode fortalecer um laço interpessoal, gerando harmonia entre as partes e no ambiente da empresa, erradicando qualquer elemento que possa gerar esse problema.

Quais os benefícios de uma comunicação não violenta?

Quando uma empresa enfrenta uma disfunção comunicativa, conflitos internos e desrespeito entre os colaboradores podem ser um sinal de alerta que a sua estrutura pode entrar numa crise e pôr em risco a produtividade.

É necessário rever o que aconteceu para gerar essa falha e ter uma estratégia precisa diante desse problema.

Daí você se pergunta: nesses casos, é benéfico utilizar a Comunicação não violenta? Isso pode ser eficaz para não ter problemas entre a equipe? Como a empresa precisa lidar com esse tipo de conflito no seu interior?

São tantas perguntas que até pensamos que não temos as respostas exatas para solucionar isso, mas não é tão difícil quanto possa parecer, porém, é necessário que a empresa busque se inovar diante desses fatores, a não ser que busque um resultado não muito bom.

A comunicação não violenta é fundamental e pretende valorizar o seu colaborador, ou seja, solucionar conflitos que atrapalham um bom relacionamento entre a equipe, mediar certos mal-entendidos e evitar palavras que possam ofender todos que fazem parte.

Nesse sentido, um ambiente saudável, livre de situações desagradáveis tem resultados significativos, isso pode ser essencial para um setor obter como resultado mais produtividade.

A CNV incentiva uma relação baseada no respeito entre os seus colaboradores e líderes, dessa forma, uma expressão clara e precisa evitará mal-entendidos, fortalecendo seus vínculos com todos que fazem parte.

Dito isso, é essencial que haja Comunicação não violenta para todos que fazem parte desse setor, pois nada mais justo que todos possam ter a dignidade de exercer a função em harmonia, sem empecilhos que possam atrapalhar o seu desempenho.

Como palestras empresariais podem fazer a diferença para ajudar na comunicação?

Agora que definimos o seu conceito e como ele é fundamental para todos que fazem parte de uma equipe, além de ser fundamental para os gestores corporativos, a palestra empresarial faz toda a diferença para a comunicação não violenta?

As palestras desempenham um papel importante para o desenvolvimento de uma empresa e a comunicação é uma delas. O palestrante irá atuar de maneira direta os conceitos e de como isso é essencial para a construção de um ambiente saudável e inovador.

Uma empresa que está passando por problemas sérios de comunicação e que isso está impactando negativamente a sua produtividade, tem como solução contratar uma palestra para sanar conflitos que estão atrapalhando o seu desempenho.

Isso significa que haverá redução de conflitos internos e resolverá problemas que antes eram difíceis de lidar. Uma palestra de qualidade pode ser inovadora e dar ânimo para toda a sua equipe.

O palestrante Xavier é essencial para sanar esses conflitos, visando inspirar empresas a obterem sucesso e atingir os seus resultados utilizando a mágica, motivando os seus colaboradores com excelência e qualidade.

Formado em administração de empresas e gestão imobiliária, o mágico Xavier realizou mais de 1600 shows em todo o país. Aficionado por artes mágicas, utiliza a magia como instrumento de conhecimento que transforma a vida de todos.

Contrate agora mesmo o mágico Xavier e impulsione a sua empresa a uma comunicação não violenta e engaje toda a sua equipe.

    Comments are closed

    Gostou? Compartilhe este artigo!

    Acompanhe nosso blog

    Blog

    Funcionário demitido: E agora, como juntar a equipe?

    O funcionário demitido é algo muito delicado, não é fácil ter que desligar aquele colaborador devido...
    Blog

    Liderança feminina: A nova realidade

    No cenário atual surge no horizonte a liderança feminina, num mundo onde os homens assumem papéis im...
    Blog

    Como definir as metas para a empresa no começo do ano?

    O começo do ano é ideal para definir as metas para a empresa, é o momento de elaborar estratégias qu...

    Siga-nos no Instagram

    Visite nosso canal no Youtube

    Siga-nos no Linkedin

    Solicite seu orçamento

    Mágico Xavier