Blog

Blog

Funcionário demitido: E agora, como juntar a equipe?

O funcionário demitido é algo muito delicado, não é fácil ter que desligar aquele colaborador devido à redução de quadro ou quando você toma decisões estratégicas para melhorar o desempenho do seu negócio.

Isso vale também para o colaborador que recebeu essa notícia, um misto de emoções pode tomar conta e essa situação pode ser ainda mais difícil.

Diante disso, se você quer tomar essa decisão da maneira mais amigável possível, respeitando os valores que a lei estabelece, preparamos esse artigo para que você possa saber como conduzir essa decisão de forma amigável sem erros, boa leitura!

Funcionário demitido, quais são os tipos?

As demissões são fatores comuns no mundo dos negócios, um funcionário demitido não é uma tarefa simples de se decidir, contudo, existem diferentes tipos de demissão e cada um segue uma regra estabelecida de acordo com a ação que foi tomada.

De regra, as empresas devem adotar as medidas estabelecidas por lei, até porque é um direito garantido aos seus colaboradores. Entender esses fatores é fundamental para que todos os seus benefícios sejam respeitados além do acordo amigável das partes.

Você deve estar se perguntando quais são os tipos? Como eu irei saber se estou fazendo o correto? Calma, existem 4 tipos de demissão e cada uma delas específica, o que cada uma das partes deve fazer.

A primeira é a demissão por justa causa, a empresa demite o colaborador por alguma besteira, sejam elas conduta inapropriada, improbidade, uso de bebida alcoólica ou drogas, entre outros.

Após a demissão, só recebe o saldo do seu salário dos dias em que trabalhou.

A demissão sem justa causa é quando a empresa termina o contrato sem motivo e recebe o aviso prévio ou o salário relacionado a esse período.

A demissão voluntária ocorre quando o funcionário decide, por sua conta e risco, encerrar o seu contrato. Nesse caso, o colaborador perde o seguro desemprego, aviso prévio e multa do FGTS.

Temos também a demissão de comum acordo, esse tipo de modelo foi criado após a reforma trabalhista e consiste em um acordo entre as partes para a finalização do contrato.

Nesse caso, o colaborador recebe uma multa de 20% do FGTS, direito ao saque de 80% do FGTS, ao décimo terceiro e férias proporcionais, além de perder o aviso prévio e o seguro desemprego.

Como a equipe pode lidar com demissões?

Quando um funcionário é demitido, toda a equipe vai sentir o impacto, isso pode comprometer o desempenho do seu negócio e, consequentemente, desestruturar todo o seu setor.

E qual seria o resultado disso? Muitos podem se sentir inseguros e, com isso, o seu desempenho de produção tende a cair. Imagina só, a equipe saber que aquele funcionário foi colocado para fora, como você acha que eles vão ficar, não é mesmo?

Para que não haja desconforto e insegurança para os seus colaboradores, é preciso que eles saibam o motivo da demissão. Entender o contexto é a primeira fase, assim evita boatos e especulações que podem pôr medo em todos que estão envolvidos.

O segundo passo é reforçar o compromisso de todos no alcance das metas estabelecidas, garantindo a sua importância e o seu valor na empresa. É importante trazer o espírito de cooperação, proporcionando um ambiente de trabalho positivo e harmônico.

Funcionários também têm sentimentos no impacto da demissão, olhando isso, oferecer um apoio emocional é fundamental, pois muitos se sentirão sensíveis diante de uma demissão, logo, a importância de aconselhar e oferecer suporte emocional é fundamental.

Para isso, é necessário capacitar os seus líderes a oferecer esse suporte. Os líderes devem lidar com as emoções da sua equipe, é uma forma importante de promover a empatia e o apoio emocional para todos.

O que devo fazer para comunicar a demissão ao colaborador?

Ninguém está preparado para enfrentar uma demissão, nem a empresa e nem o colaborador, para isso você deve estar preparado para enfrentar essa lamentável decisão.

Antes de mais nada, é preciso que haja respeito pelo colaborador que será desligado da sua empresa, pois ele terá que lidar com uma situação que irá impactar diretamente a sua vida, pois é ali que ele tira o seu sustento.

Quaisquer que sejam as causas da demissão, é preciso que ele não seja pego desprevenido, que ele saiba de antemão que será desligado do seu serviço, é preciso que seja feito com transparência e atendendo aos critérios éticos.

Depois de decidido, chegou a hora de comunicar, nesse caso você precisa decidir qual o momento correto de avisar aquele funcionário da demissão, por isso estipule um horário adequado para informar sobre isso ao seu colaborador.

O melhor momento para você informar é no final do dia, ou seja, quando a maior parte da equipe foi embora.

Depois de comunicado, é importante estabelecer um local para esse momento, um ambiente privado onde estejam apenas você e o colaborador. Em muitos casos, marcar uma data com um horário definido pode ser preferível.

É importante lembrar que cabe apenas a você essa responsabilidade com respeito e ética.

Como a empresa deve fazer para evitar esse problema?

As emissões são inevitáveis de acontecer, isso impacta diretamente todos que fazem parte e põe em risco a saúde da sua empresa.

Estabelecer uma cultura organizacional forte é a primeira tarefa que deve ser realizada, é mostrar o valor dos seus colaboradores que têm para a empresa.

Acompanhar o desenvolvimento dos seus colaboradores, dando uma visão clara de que eles terão crescimento e benefícios, e dessa forma estarão motivados a buscar sempre o melhor para todos que fazem parte.

A comunicação de forma clara e precisa é importante, pois evita inseguranças e problemas de dentro do setor. Isso cria um ambiente de trabalho mais confiável e acolhedor, onde eles possam demonstrar confiança ao seu negócio.

Capacite os seus colaboradores, isso é fundamental, a qualificação profissional é algo que muitos desejam adquirir, uma empresa que preza a qualidade dos seus funcionários terá muitos benefícios e sucesso no mundo corporativo.

E não esqueça de oferecer mentorias, cursos profissionalizantes e palestras é fundamental para guiar eles ao objetivo do seu negócio, assim todos estarão engajados e confiantes do sucesso que irão obter é uma empresa a quem ele possa confiar.

Dessa forma, é importante para o sucesso do seu negócio que deixe para depois, além de evitar funcionários demitidos, pondo em risco esse sucesso valioso.

    Comments are closed

    Gostou? Compartilhe este artigo!

    Acompanhe nosso blog

    Blog

    Funcionário demitido: E agora, como juntar a equipe?

    O funcionário demitido é algo muito delicado, não é fácil ter que desligar aquele colaborador devido...
    Blog

    Liderança feminina: A nova realidade

    No cenário atual surge no horizonte a liderança feminina, num mundo onde os homens assumem papéis im...
    Blog

    Como definir as metas para a empresa no começo do ano?

    O começo do ano é ideal para definir as metas para a empresa, é o momento de elaborar estratégias qu...

    Siga-nos no Instagram

    Visite nosso canal no Youtube

    Siga-nos no Linkedin

    Solicite seu orçamento

    Mágico Xavier